JÚLIA ALVES, PRIMEIRA VEREADORA DO RIO GRANDE DO NORTE, ELEITA EM 02-09-1928, POSSE EM 01-01-1929

domingo, 14 de maio de 2023

JÚLIA ALVES BARBOSA CAVALCANTE

 


Júlia Alves, natural de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, nascida no dia  18 de novembro de 1898, sendo filha do português  PEDRO ALVES BARBOSA, estudou em Natal e em Natal aprendeu piano, tornando-se uma especialista, passado, a inclusive, a tocar este instrumento nas salas  de projeção~]ao de cinema mudo. Estudou na Escola Normal de Natal, recebendo o título de professora em 1920.

No mesmo ano, participou do grupo que criou a Associação dos Professores do Rio Grande do Norte, entidade de assistência e de representação que durante dezenas de anos, prestou relevantes serviços não só à categoria do magistério, mas também, ao próprio ensino JÚLIA BARBOSA, juntamente com os veteranos Anfilóquio Câmara e Luís Antônio dos Santos, integrou a Comissão que elaborou o projeto dos estatutos e participou como Primeira Secretária, da primeira Diretoria da APRN, cujo mandato estendeu-se de 1920 a 1933.

Em 1923 submeteu a um concurso para professora de matemática, da Escola Normal de Natal, sendo Aprovada em primeiro lugar, com brilhantismo, vindo a ser a primeira mulher a ensinar esta disciplina naquele estabelecimento.

Júlia Barbosa casou com o viúvo FRANCISCO IVO CAVALCANTE, passando dedicar-se à família e ao magistério. Morreu em Natal, no dia 17 de novembro de 1943, com 44 anos de idade. Foi uma mulher inteligente, dinâmica, inovadora. Rompendo preconceitos, Júlia Barbosa tornou-se um símbolos de eu é sempre foi a mulher natalense.

Júlia Barbosa em 2 de setembro de 1928 foi candidata a Intendente Municipal de Natal, atual cargo de vereadora, a qual foi a mais votada entre os candidato, se elegendo a Intendente Municipal, se tornando assim a primeira vereadora do Brasil e do Rio Grande do Norte, a qual tomou posse no dia 01 de janeiro de 1929.


A segunda vereadora do Rio Grande do Norte, foi a apodiense, Joanna Cacilda, nascida no povoado de Itaú, que foi eleita em 2 de setembro de 1928, na cidade de Pau dos Ferros, porém, por motivos particulares, no dia 01 de janeiro de 1929 teve que viajar para Natal, só tomando posse em 12 de fevereiro de l929.

FONTE – LIVRO 400 NOMES DE NATAL E LIVRO DE ATAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAU DOS FERROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STPM DA RESERVA REMUNERADA DA PMRN - JOTA MARIA, MOSSOROENSE, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES, COM MAIS DE 2 NIL LINKS

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

JÚLIA ALVES BARBOSA CAVALCANTE

  Júlia Alves, natural de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, nascida no dia   18 de novembro de 1898, sendo filha do português   PEDRO AL...